quarta-feira, 27 de janeiro de 2016

Prece irlandesa à Deusa Danna

       Esta é uma das minhass preces preferidas e uma das que aprendi logo no início da minha dedicação pré-iniciação. Resolvi trazê-la aqui para mostrar o quão importante é fazer preces diárias, não apenas quando precisamos de algo, mas também agradecer pelo nosso despertar, por nossas refeições, pelo fim do dia e pelo nosso sono.
      É muito preocupante vermos que cada vez menos as pessoas fazem rotinas diárias de preces, ou como meu avô dizia, "dormir como um jegue e acordar como um cavalo ingrato" (que me perdoem os jeguinhos e os cavalos).  Agradecer é preciso, orar é necessário.

Versão traduzida para o português:
"Dana dos mares revoltos,
Da luz refletindo nas águas,
Nos permita caminhar pelos vãos sagrados do ar,
Nos brinde com Sua sabedoria.
Me permita sonhar com o futuro,
Me permita enxergar os lugares obscuros
onde apenas Tua luz consegue alcançar.
Senhora Mãe dos Deuses
Esteja comigo desde o meu despertar
Me ajude a caminhar pelos caminhos
que os Deuses tecem desde sempre
Me ajude a ser calma diante das indignações
Me ajude a ser fiel a sequência natural de todas as coisas
Me ajude a ser pensante diante das inquietações.
Traga a alegria da vida para todas as coisas vivas
Traga a beleza de ser filhas (os) de Teu abençoado ventre
E receba meu agradecimento a cada por do Sol
Onde a escuridão se curva diante de Tua infinita luz
Eu danço em Teu nome para celebrar o Teu reino
Eu festejo a luz que me orienta e guia
Eu celebro o Teu nome 
Danna dos Thuata dé Dannan!"

Versão original:
"Danna, farraigí stoirmiúil
An solas a léiríonn in uiscí
Ar ár gcumas chun siúl tríd an aer bearnaí naofa
Tósta dúinn lena eagna
Ceadaigh dom an aisling mar gheall ar an todhchaí
Lig dom a fheiceáil ar an áit dorcha
amnháin nuair is féidir le do solas teacht ar
Máithair Mhuire na Déithe
Bí liom ó mo mhúscailt
Cabhrú liom ag siúl na cosáin
go bhfuil Dia i gcónaí weave
Cabhrú liom a bheith socair in aghaidh fheillbhirt
Cabhrú liom bheith dílis an t-ord nádúrtha de gach rud
Cabhrú liom a bheith ag smaoineamh in aghaidh imní
Tabhair an-áthas an tsaoil do gach ní beo
Beir ar an áilleacht na leanaí a bheith beannaithe do bhroinne
Agus mo bhuíochas a fháil do gach luí na gréine
I gcás ina bogha dorchadas roimh do bhfianaise gan teorainn
Damhsa mé chun ceiliúradh a dhéanamh i d'ainm, do riocht
Raibh mé in ann ceiliúradh a dhéanamh ar an bhfianaise a 
threoraíonn dom agus treoir
Ceiliúradh a dhéanamh liom do Danna ainm na Tuatha Dé Danann!"


   Blessed Be Always!

Neftis )O(
Ps.: Obrigada a Guêu W. pela contribuição desta linda imagem

Nenhum comentário:

Postar um comentário